O Traje, a Expressão e a Identidade.

Para muitos, uma ofensa, para outros, apenas um traje. Uma roupa, um personagem na sociedade.

A espera

A realização

A imagem que se vê é a que se é... 

...ou somos o que performamos?

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2 comentários

  1. Voto nesse ensaio para Troféu Cereja, porque, na minha opinião, ele traz elementos fotojornalísticos que demonstram que o fotógrafo se preocupou em ir além do objetivo do exercício - o qual foi cumprido também, já que as cores têm um papel importante nas fotos. Esses elementos são:
    1- O flagrante do jornalismo: no ensaio, momentos de um desfile - que é, por si só, expressivo - foram flagrados e, por isso, as fotografias dele trazem um peso de denúncia e protesto.
    2- Enquadramento, ângulos e composição: o fotógrafo compôs suas fotos com elementos e enquadramentos diferentes, o que dá interesse ao ensaio. Percebe-se que ângulos singulares foram buscados e isso foi importante no processo de construir o significado do ensaio.
    3- Cores: as cores foram pensadas para conversarem entre si dentro de cada foto. O que quero dizer é que há poucas cores dentro de uma mesma imagem e essas conversam entre si para expressar a particularidade de cada uma.
    4- Narrativa: a sequência do ensaio conta uma história, desde sua apresentação (com o nome do desfile), passando pela preparação e realização do evento até o seu final com a performance de dança e a volta aos bastidores. Além disso, o título do ensaio "O TRAJE, A EXPRESSÃO E A IDENTIDADE" adiciona significado ao visto nas fotos.

    Com o exposto sobre minha visão do ensaio, finalizo minha crítica recomendando ao fotógrafo algo que, pessoalmente, considero poder tornar o ensaio ainda melhor: tratar a luminosidade e a saturação das fotos na pós-produção.

    Luana Jaime
    17/0016340
    Turma A

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  2. Voto neste ensaio para troféu Cereja pois sinto que, de todos, foi aquele que deu maior significação à temática proposta, não restringindo-se somente às cores para basear suas fotografias.
    Apesar do fotógrafo ter encontrado problemas com o foco e com a baixa velocidade do obturador (provavelmente por conta da pouca luz no ambiente), conseguiu traduzir nas imagens aquilo que propôs no título: a construção da identidade do homem contemporâneo.
    A quarta imagem, ao meu ver, é o ápice do ensaio e está bem alocada dentro deste, cumprindo seu papel de causar surpresa e emoção. Ela demonstra a capacidade do fotógrafo de identificar e capturar momentos significativos em meio a um cenário aparentemente caótico.
    Infelizmente, as fotos não parecem ter sido editadas.

    Beatriz Socha
    17/0030067
    Turma A

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